PUBLICIDADE


Aneel proíbe corte de energia até o final de dezembro de 2020; descubra quais famílias serão contempladas

Aneel proíbe corte de energia de famílias de baixa renda e outras famílias até o final do ano de 2020.

As famílias que estão vivendo em situação vulnerável serão assistidas mais uma vez pelo governo federal, e dessa vez estarão protegidos pela Aneel. Isso porque a agência definiu que até o final de 2020, a energia elétrica das residências das famílias de baixa renda, não poderá ser interrompida por atraso ou falta de pagamento.

PUBLICIDADE


Só para lembrar, a regra já era existente, mas sua validade venceria no fim desse mês. Agora a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, anunciou nessa terça-feira, dia 21 de julho, que o prazo foi prorrogado por conta da pandemia de covid-19.

Sendo assim, a diretoria divulgou nota oficial autorizando o novo prazo, que terá validade até o dia 31 de dezembro de 2020.

PUBLICIDADE


A Aneel anunciou ainda que além das famílias mais pobres as que se enquadram nos requisitos abaixo também serão beneficiadas:

  • consumidores que não estejam recebendo a fatura impressa;
  • consumidores em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras;
  • consumidores que têm equipamentos essenciais à vida.

Antes regra da Aneel tinha validade prevista at 31 de julho veja detalhes

PUBLICIDADE


Por conta da pandemia, a leitura não está sendo realizada, pois os funcionários responsáveis por esse serviço não podem entrar dentro das casas por ordem da OMS, sendo assim as faturas estão sendo baseadas no consumo dos últimos 12 meses.

Todas as medidas estão sendo tomadas baseadas no enfrentamento ao novo coronavírus, que já atingiu letalmente mais de 80 mil brasileiros até essa data e infectou outros 2 milhões somente em nosso país.

Autor