Anvisa aprova o uso emergencial de duas vacinas para uso imediato no Brasil

A vacinação contra a Covid-19 pode começar ainda hoje.

Anúncios

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – aprovou neste domingo (17), o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e o imunizante de Oxford que é desenvolvido em parceria com o laboratório AstraZenexa e que terá como parceiro no Brasil a Fiocruz.

Este é o primeiro passo para a vacinação da população brasileira que enfrenta um cenário devastador diante da pandemia da Covid-19.

Anúncios

Três integrantes da Diretoria Colegiada, que conta com cinco integrantes, votaram a favor da liberação das vacinas para que se inicie a imunização de grupos específicos da população brasileira, como por exemplo, profissionais da saúde, idosos e pessoas portadoras de comorbidades.

Entretanto, este é um marco importante para o combate do novo coronavírus, principalmente porque a inoperância do governo federal para conter a pandemia da Covid-19 no Brasil, colocou em risco a vida milhões de pessoas.

Anúncios

São Paulo, deve começar a vacinação ainda neste domingo, conforme já tinha anunciado autoridades competentes do estado.

A primeira pessoa que irá receber a primeira dose da vacina CoronaVac é uma mulher, negra e enfermeira do Hospital Emílio Ribas que mesmo fazendo parte do grupo de risco por ser obesa, ter diabetes e hipertensão se recusou a deixar seus pacientes com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva da unidade de saúde.

Mnica Calazans primeira pessoa vacinada pela Coronavac Foto Arquivo pessoal

Trata-se de Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, localizada na Zona Leste da capital de São Paulo.

 

Foto do autor
Fabiana Batista
Jornalista digital, experiência em criação de conteúdo informativo e imparcial. Verdade e liberdade de expressão são essenciais na vida do cidadão.

Publicado em: