PUBLICIDADE


Cantora Vanusa e o Alzheimer: o que a medicina diz sobre a doença que é uma das mais cruéis e segue sem cura

O alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, é uma doença que causa o comprometimento progressivo do cérebro.

Vanusa é uma veterana da música brasileira e sua história está marcada na história da música nacional. No entanto, aos 72 anos, a cantora está sofrendo de uma doença incurável e muito cruel: o alzheimer.

PUBLICIDADE


A informação foi confirmada pela filha da cantora, Aretha Marcos. Aretha conversou com a reportagem do “Domingo Espetacular” e confirmou o diagnóstico da mãe. Aretha ainda revelou que a mãe está internada para receber cuidados contra a doença.

Aretha lembrou que, em 2016, Vanusa afirmou a Gugu, durante o programa “Domingo Legal”, que estava brigada com a filha. Ela conta que a mãe já estava doente naquela época. Vanusa começou a carreira na década de 60.

Vanusa lida com internações clínicas desde 2017, quando foi internada pela primeira vez. Na época, foi divulgado que a cantora estava lidando com uma dependência em calmantes e que os medicamentos haviam sido prescritos contra um quadro de depressão.

PUBLICIDADE


O alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, é uma doença que causa o comprometimento progressivo do cérebro. A doença progride com o tempo e a medicina ainda não descobriu uma cura possível.

A doença é marcada pela perda progressiva da memória, mas esse esquecimento se torna cruel especialmente com o avanço do tempo. Além de esquecer das pessoas, as vítimas podem esquecer coisas básicas, como rotinas de higiene, alimentação, caminho de casa, etc.

PUBLICIDADE


É observado também que a progressão da doença pode levar a episódios de agressividade por parte do paciente, o que acaba se tornando um grande drama para toda a família. O paciente também sofre e não existe cura.

Atualmente, diversas pesquisas são desenvolvidas para encontrar novas descobertas acerca da doença. Recentemente, pesquisadores foram capazes de criar um exame de sangue capaz de detectar a doença precocemente.

Autor