Cinco partidos se unem em pedido coletivo de impeachment contra Jair Bolsonaro

O documento fala em “crimes de responsabilidade em série”.

Anúncios

Pelo menos cinco partidos sinalizaram que vão se unir para protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, sendo eles PDT, PCdoB, PT, PSB e Rede. A expectativa é que o documento seja protocolado nos próximos dias.

Os cinco partidos reúnem 119 deputados na Câmara, mas ainda seria preciso o voto de deputados de outros partidos. Hoje na Câmara são 513 deputados. Para justificar o pedido, o documento cita diversas posturas do presidente Jair Bolsonaro que os partidos enxergam como problemáticas e criminosas, em alguns casos.

Anúncios

O documento fala em “crimes de responsabilidade em série”. O caos completo em Manaus também é lembrado no documento, que cobra uma reação do Congresso. O documento ainda detalha quais seriam os crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro, como:

  • desabastecimento de oxigênio no Amazonas;
  • “sabotar pesquisas e campanhas de vacinação”;
  • incentivo do uso de medicamentos sem comprovação científica;
  • difundir desinformação;
  • violação do pacto entre união, estados e municípios;
  • desincentivar o uso de máscaras.

Este não será o primeiro pedido de impeachment protocolado. Desde o início do mandato de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, já são mais de 50 pedidos de impeachment contra o presidente, por vários motivos.

Anúncios

Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara, afirmou recentemente que não cabe mais a ele julgar o mérito das matérias, transferindo ao seu sucessor a responsabilidade por analisar os documentos. Maia evitou todos os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro ao longo dos últimos dois anos.

Foto do autor
Roberta R
Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.

Publicado em: