in

Em 107 anos de existência, a UFF formou incontáveis alunos – conheça alguns ex-alunos ilustres

Niterói possui um privilégio que poucas cidades tem: abrigar uma das maiores universidades do país. A Universidade Federal Fluminense se tornou um ponto de referência em muitos assuntos e alcançou, por diversas ocasiões, status de excelência. É, para muitos alunos secundaristas, um sonho a ser alcançado e forma milhares de alunos todos os anos.

A UFF, como é chamada frequentemente, foi fundada em 1960 com o então nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a abreviação era UFERJ. Mas isso mudou em 1965, quando o nome e sigla que conhecemos hoje foram estabelecidos. A UFF integra a lista das 20 melhores Universidades do Brasil e também compõe a lista das 1000 melhores Universidades do mundo, segundo o Center for World University Rankings (CWUR). Já segundo a Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade esta entre as 15 maiores da América Latina.

Com tanta história, é de se imaginar que a UFF tenha formado muita gente em cursos de graduação e pós-graduação ao longo dos anos. Nessa lista, você vai conhecer alguns ex-alunos ilustres que já integraram o corpo discente da instituição.

1. Ranieri Mazzilli

Fototografia: O Globo

Presidente interino do Brasil por duas ocasiões, Mazzilli foi bacharel de Direito formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense em 1940. Sua trajetória profissional se mistura com a história política do país, já que desempenhou função de presidente da câmara, foi senador por São Paulo e foi presidente brevemente durante o ano de 1964, quando houve o golpe militar e instaurou-se a ditatura.

2. Maria das Graças Foster

Imagem: O Globo

Em 2015, Graça Foster foi listada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Forbes. Engenheira química, ela se formou na UFF em 1978, e atuou como presidente da Petrobrás por 3 anos.

3. João Havelange

Imagem: G1

Quem gosta de futebol com certeza já se deparou com esse nome. João Havelange foi presidente da FIFA e da CBF, e por muito tempo deu nome ao Engenhão, estádio do Botafogo, que hoje se chama Nilton Santos. Mas seu nome compõe a lista de hoje porque em 1936, ele se formava no curso de Direito pela Universidade Federal Fluminense.

4. Torben Grael

Imagem: O Globo

Medalhista de ouro em Atenas, o iatista Torben Grael é bacharel em administração pela Universidade Federal Fluminense. Grael se formou na UFF na década de 80 e continua a parceria com a Universidade ainda hoje. 6 vezes medalhista em Olimpíadas, ele é um dos mobilizadores do Projeto Grael, que visa a inclusão social através do esporte.

5. Anita Leocádia Prestes

Foto de A Cidade ON

Filha de Olga Benário Prestes e Luis Carlos Prestes, Anita é uma das maiores historiadoras do país e parte de sua formação se cruza com a UFF. Sua primeira graduação foi em Química Industrial, pela então Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Em 66, Anita conquistou o título de mestre em Química Orgânica, mas logo depois se exilou do Brasil em função da ditadura militar. Pelo Instituto de Ciencias Sociais de Moscou, obteve o título de doutora em Economia e Filosofia. Finalmente de volta ao Brasil, depois da primeira lei de Anistia, ela enfim concluiu seus estudos em território brasileiro e obteve seu título de Doutora em História do Brasil pela UFF.

6. Marcelo Freixo

Imagem: Endeavor Brasil

Atualmente Deputado Federal, Marcelo Freixo nasceu em São Gonçalo, cresceu no Fonseca em Niterói e se formou em História pela Universidade Federal Fluminense.

7. Wilson Witzel

Witzel se envolveu em uma polêmica por ter informado em seu currículo Lattes ter estudado em Harvard, quando na verdade ele realmente cursou pós-graduação em ciencia política, mas na UFF, obtendo seu diploma em 2019.

8. Ana Paula Araújo

Imagem: Rede Globo

Ana Paula Araújo é de Minas Gerais e começou seu curso de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora, mas depois de se transferir para o Rio de Janeiro por uma oferta de estágio, a então estudante precisou transferir sua graduação para a Universidade Federal Fluminense, onde se formou na Faculdade de Comunicação.

9. Flávio Augusto da Silva

Fundador da escola de inglês Wise Up e proprietário do clube de futebol norte-americano Orlando City, Flávio Augusto possui uma história que pode inspirar muitos. É verdade que ele nunca concluiu o curso de Ciência da Computação que começou na UFF, mas integra a lista de ex-alunos ilustres.

10. Rodrigo Neves

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói

Rodrigo Neves nasceu em São Gonçalo mas viveu em Niterói por praticamente a vida toda. Atualmente prefeito da cidade, sua carreira na vida pública começou ainda na década de 90. Como outros da lista, Neves é ex-aluno da UFF, onde se formou em Ciências Sociais.

Escrito por Roberta Reis

Procuro dar preferência a redação de notícias políticas, sociais, curiosidades, casos inusitados e notícias positivas.

Colégio Pedro II é referência em ensino público, você conhece a história dessa instituição?

Depois dessa matéria, você não vai ter mais motivos para não visitar a Região Oceânica de Niterói