PUBLICIDADE


Esses exercícios físicos podem te ajudar na luta contra a ansiedade

Especialistas concordam que exercícios são fundamentais.

A ansiedade tem se tornado um dos transtornos mentais mais comuns na sociedade. Ao lado da depressão, estudos mostram uma escalada no número de diagnósticos e revelam um cenário preocupante para a saúde pública.

PUBLICIDADE


O problema pode surgir de forma silenciosa e, embora muitas pessoas administrem a doença de maneiras alternativas, muitos casos chegam a precisar de ajuda médica e envolver medicações. A ansiedade se configura por episódios de uma descarga desproporcional de hormônios no corpo, que geram uma sensação de angústia, desespero, nervosismo e medo no paciente.

Em alguns casos, a ansiedade pode chegar a desencadear sintomas físicos, como diarreia, tremedeira, vomito, falta de ar, etc. Para muitas pessoas, a solução é um tratamento multidisciplinar que envolvem psiquiatra, psicólogo, alimentação adequada e exercícios físicos.

Todos os especialistas concordam que atividades físicas ajudam no quadro geral da doença, justamente por servirem como uma forma do corpo liberar hormônios de forma saudável e direcionada. Mas quais exercícios são mais indicados?

PUBLICIDADE


Embora treinos localizados não sejam ruins, o paciente deve sempre preferir exercícios que promovam movimentação aeróbica:

  • Lutas
  • Natação
  • Corrida
  • Caminhada
  • Pedalada
  • Pular cordas
  • Dança

Se você observar as sugestões, vai perceber que todas promovem o movimento do corpo. Mas, se achar agitado demais, a Yoga também é uma prática que pode ajudar muito no controle da ansiedade, especialmente associada a meditação.

PUBLICIDADE


No fim das contas, a prática de exercícios é fundamental para um controle mais saudável da ansiedade. Ainda assim, não deixe de consultar um médico.

Autor