Atualmente, existem pelo menos 180 brasileiros vivendo no Peru por não poderem voltar ao Brasil. Por conta da pandemia, muita gente que estava viajando ao exterior foi pega de surpresa e existem centenas de brasileiros espalhados pelo mundo esperando uma chance de voltar para casa.
Esse é o caso de Rhanna Martins Franco, 22, por exemplo. A jovem recorreu as redes sociais para pedir socorro e tentar atrair visibilidade a situação que enfrenta no país. Acompanhada do namorado, a jovem está instalada em uma casa convivendo com carrapatos.
A jovem, que é professora, contou ao G1 que estava no país por uma experiência de intercâmbio. A volta ao Brasil estava programada para julho, mas o Peru fechou seus aeroportos e decretou o fechamento das fronteiras.
Pouco antes, o namorado de Rhanna havia chegado ao país para visitá-la e também acabou ficando preso. O país não tem prazo para reabrir as fronteiras e a jovem pede socorro.
Ao todo, o Brasil já conseguiu realizar 12 voos humanitários para repatriar brasileiros no Peru. No entanto, todos os voos partiram de Lima, a capital do país, enquanto alguns brasileiros estão no interior e não possuem meios de chegar a Capital.
Rhanna e o namorado estão em Arequipa, a cerca de 16 horas de Lima. O casal enfrenta uma situação financeira delicada porque estão no país além do que foi planejado.
A jovem revela medo e conta que o serviço de saúde peruano está dando sinais de colapso. A jovem conta que possui seguro de saúde, mas o hospital conveniado está sobrecarregado, com filas de pacientes esperando atendimento.
O casal contraiu a covid-19, mas se recupera bem, apesar dos sintomas. No país, o casal está dividindo apartamento com um outro casal peruano e uma criança, mas a casa está tendo infestação de carrapatos.