広告
O reumatismo é sempre apontado como um “problema de pessoas idosas“, mas isto não é verdade. Outra curiosidade é que “reumatismo” é um conjunto de doenças reumáticas e existem mais de 100 tipos, entre elas: osteoporose, artrose, bursite e assim por diante.
Geralmente as partes do corpo mais atingidas são aquelas ligadas à locomoção, como tendões, ossos, cartilagens e também as articulações. Mas essas podem afetar outros órgãos, inclusive o coração e rins, por isso é preciso ficar atento.
広告
Homens e mulheres de qualquer idade podem ser vítimas do reumatismo, que pode ser causado ou agravado pela obesidade, traumatismo, sedentarismo, fatores genéticos, depressão e até mesmo alterações climáticas mais bruscas.
Entre os principais sintomas, estão: inchaço, dor, dificuldade de locomoção, menor flexibilidade da coluna, articulações mais rígidas e dificuldade para se movimentar. Percebendo algum desses sintomas, é importante procurar um médico de sua confiança.
広告
O SUS oferece tanto o diagnóstico como também o tratamento para doenças reumáticas, que pode ser realizado com medicamentos, exercícios e também terapia física, vai depender de cada caso.
Atletas que se dedicam muito à prática de algum esporte geralmente acabam desenvolvendo alguma dessas 100 doenças.
É importante lembrar que o reumatismo abrange inúmeras doenças, por isso não existe um tratamento único. É preciso contar com acompanhamento médico e não ficar seguindo dicas de receitas caseiras “milagrosas”, que podem piorar a situação. Além disso, vale ressaltar os benefícios da manutenção da alimentação saudável, atrelada à prática frequente de exercícios físicos.