Anúncios
Morreu nesta última sexta-feira (24), no Rio de Janeiro, o pastor Odenir Laprovita Vieira, aos 82 anos. Ele foi deputado federal na década de 90, depois foi deputado estadual e um dos nomes mais importantes na aquisição da TV Record por Edir Macedo.
No final da década de 90, quando o líder da Igreja Universal se mostrava interessado em comprar a emissora, ficou com medo de que os donos não a vendessem e segundo o colunista Maurício Stycer, então Edir Macedo recorreu à ajuda de Odenir.
Anúncios
O líder religioso disse a Odenir Laprovita Vieira para ir às reuniões em São Paulo com um maço de cigarros no bolso da camisa, assim ninguém desconfiaria de que se tratava de um pastor.
Anúncios
Vieira se encontrou com os Machado de Carvalho e também Silvio Santos para combinar a compra da Record e só quando os negócios estavam sendo finalizados é que Edir Macedo apareceu e disse que ele era o comprador.
Mas o jornalista Gilberto Nascimento escreveu um livro onde diz que o papel de Odenir não foi tão importante assim na aquisição da Record e que Alberto Haddad foi quem realmente conseguiu fechar o negócio.
Alberto teria sido o grande avalista e até ofereceu boas garantias, além de entregar um cheque de sua empresa como entrada na negociação.
O Grupo Record divulgou uma nota ontem, lamentando a morte de Odenir Laprovita Vieira e disse que o pastor ‘teve importante atuação na Igreja Universal do Reino de Deus’.