Manaus: sem oxigênio e com pacientes agonizando; 235 pessoas começaram a ser transferidas para outros estados

Aviões com pacientes já começaram a sair de Manaus para outros estados

Anúncios

Aviões da Força Aérea Brasileira já estão à postos para realizar a transferência de 235 pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Na manhã desta sexta-feira (15), pacientes já foram embarcados para que possam ser levados para outros estados do Brasil, entre eles estão: Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará.

Anúncios

As transferências estão acontecendo em regime de urgência por causa da situação caótica do sistema de saúde no estado do Amazonas onde o sistema de saúde entrou em colapso.

A falta de oxigênio deixou os profissionais de saúde em desespero, a tentativa de salvar os pacientes graves sem o mínimo necessário para fazer o socorro de pessoas que estava agonizando sem ar, levou médicos, enfermeiros e parentes dos internados aos prantos.

Anúncios

De acordo com informações do ‘G1’, a Secretária Estadual de Saúde do Amazonas, os primeiros pacientes que foram transferidos estavam nos Hospitais e Pronto-Socorros de Manaus para os estados do Piauí e Maranhão.

Entretanto, as transferências não são a solução para o estado do Amazonas, nas últimas 24h mais 254 pessoas precisaram de internação. A pandemia teve um agravamento significativo nas últimas semanas e o aconteceu em Manaus era uma tragédia anunciada e pode acontecer em qualquer cidade do Brasil.

Uma nova cepa da Covid-19 encontrada no Amazonas está sendo investigada, ainda não se pode dizer que foi por causa dela que aumentou o número de casos no estado, já que em todo o Brasil o cenário é alarmante.

 

Foto do autor
Fabiana Batista
Jornalista digital, experiência em criação de conteúdo informativo e imparcial. Verdade e liberdade de expressão são essenciais na vida do cidadão.

Publicado em: