PUBLICIDADE


Nova praga ameaça plantações de arroz e preço pode aumentar ainda mais

O brasileiro vem tendo um trabalho extra nas compras do supermercado devido ao aumento do preço do arroz.

O preço do arroz disparou nos últimos dias. O presidente Jair Bolsonaro chegou a conversar com o setor, mas de nada adiantou, fazer compras continua sendo um desafio grande para os brasileiros que precisam se virar para lidar com essa situação.

PUBLICIDADE


E para complicar ainda mais tal quadro, uma praga poderá provocar grande prejuízos na safra 2020/2021 nos arrozais do Vale do Paraíba, acarretando em preços mais elevados nas próximas semanas.

Os agricultores detectaram a “cigarrinha” no ano passado e desde então buscam uma forma de combatê-la. O presidente da Apaer – Associação Paulista de Extensão Rural, disse que os prejuízos poderiam ser ainda maiores, mas a sorte dos agricultores é que a praga chegou quando somente parte da produção ainda estava para ser colhida.

Mesmo assim a “cigarrinha” devastou tudo que foi encontrando pela frente e esse problema, associado ao preço do arroz que já está alto, agravou o quadro. Essa praga também foi detectada em alguns estados no sul do Brasil e um fator preocupante nesse caso é a falta de agrotóxico para combatê-la.

PUBLICIDADE


Para a Apaer é preciso fazer um trabalho mais apurado, como identificar a origem e em seguida começar um controle biológico, principalmente com o uso de fungicidas. Só assim será possível eliminar de vez a cigarrinha e evitar problemáticas ainda maiores.

As más notícias infelizmente não param por aí, existe o risco da praga se espalhar por plantações de arroz em todo Brasil, fazendo com que essa questão saia do controle dos produtores.

PUBLICIDADE


Autor