PUBLICIDADE

O que é rosácea? Sintomas e as causas; fique alerta!

Saiba mais sobre a doença.

Ter cor nas bochechas está associado na cultura popular a um sintoma de saúde. Isso pode ser visto naquele gesto involuntário de agarrar o rosto dos pequeninos. Mas às vezes, essa cor avermelhada nem sempre está ligada a um bom motivo. Às vezes, essa cor é devido à rosácea.

PUBLICIDADE

A principal característica é o  rosto com uma cor vermelha, às vezes acompanhada de erupção cutânea ou acne. Até o momento, foi possível identificar os grupos que mais tendem a desenvolvê-lo: mulheres entre 30 e 50 anos com pele sensível.

Podemos começar a suspeitar que sofremos dessa patologia se tivermos episódios como estes:

Vermelhidão: é a mais reconhecível. É devido ao fato de que as pequenas veias nas bochechas e nariz incham e se tornam mais visíveis

PUBLICIDADE

Saliências: assim como as veias do rosto incham, também surgem espinhas parecidas com acne.

Temperatura: a pele pode ficar quente e também sensível.

PUBLICIDADE

Problemas oculares: as pessoas com esta doença podem notar como os olhos às vezes ficam secos, irritados ou inchados.

O que causa isso?

Um dos principais problemas da rosácea é que a causa que a gera não foi encontrada. Os especialistas acreditam que é devido a uma combinação de fatores hereditários e ambientais, não devido à falta de higiene. Esses fatores incluem bebidas quentes e alimentos picantes, bebidas alcoólicas, luz solar, cosméticos abrasivos ou temperaturas extremas. O uso contínuo destes fatores podem acarretar em uma piora do problema.

A rosácea é uma doença leve que, após algumas semanas, pode desaparecer e reaparecer com o tempo, sendo conhecidas como surtos. Só existem complicações quando as glândulas sebáceas do nariz aumentam de tamanho, o que pode levar ao acúmulo de tecido dentro e ao redor do nariz, impedindo a entrada de ar adequada e dificultando a respiração.

PUBLICIDADE

Autor