PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que Lula supera Bolsonaro em eleições de 2022

Lula ainda era inelegível por decisão da Justiça.

Um dia antes da decisão de Edson Fachin, que devolveu a elegibilidade de Lula, o jornal Estadão publicou o resultado de uma pesquisa sobre intenção de votos. A pesquisa apontava que, em um eventual embate, Lula levaria a melhor sobre Bolsonaro.

PUBLICIDADE

No momento da pesquisa e divulgação do resultado, vale ressaltar, Lula ainda era inelegível por decisão da Justiça. Ele próprio, enquanto era presidente, assinou a Lei de Ficha Limpa e acabou sendo alvo dela.

Os processos do Instituto Lula, o Sítio em Atibaia e o Triplex, nos quais o ex-presidente havia sido condenado, acabaram sendo anulados pelo Supremo Tribunal Federal, em decisão assinada por Fachin. Com isso, Lula pode novamente se candidatar as eleições.

A pesquisa foi realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e não criou cenários de voto confrontado. Isto é, cada entrevistado respondeu sobre o candidato sem que houvesse um confronto.

PUBLICIDADE

Entre o total de entrevistados, 50% admitiu que votariam com certeza ou poderiam vir a votar em Lula. 44%, por outro lado, afirmam que não votariam em Lula de jeito nenhum. Já Bolsonaro apareceu com 38% das pessoas afirmando que votariam ou poderiam votar nele, enquanto 56% dos entrevistado não votaria no atual presidente de jeito nenhum.

A pesquisa buscou apontar o potencial de voto de cada candidato. Lula ainda não definiu se vai concorrer a eleição de 2022 ou não, assim como o próprio PT ainda não se posicionou.

PUBLICIDADE

Autor