Professor e médico que usou máscara preta para ‘ilustrar’ pacientes pobres é acusado de racismo

A prática é usada historicamente para acentuar estereótipos e representar, de forma desrespeitosa, a população negra. Durante uma aula, o médico usou uma máscara preta para “ilustrar” pacientes pobres.

ANÚNCIOS

Ronald Sergio Pallotta Filho, médico e professor de medicina, enfrenta acusações de racismo depois de usar o chamado “blackface” durante uma de suas aulas. O professor falou ao G1 sobre a polêmica e afirmou não ter tido intenção.

A prática é usada historicamente para acentuar estereótipos e representar, de forma desrespeitosa, a população negra. Durante uma aula, o médico usou uma máscara preta para “ilustrar” pacientes pobres. A aula foi transmitida online e os próprios alunos denunciaram o caso.

A aula acontecia pelo curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que declarou, em nota, repudiar ações racistas e preconceituosas. Os alunos pretendem denunciar o episódio formalmente ao núcleo de Direitos Humanos da instituição.

ANÚNCIOS

O acusado, em sua defesa, afirma estar “constrangido” pela “inocente e infeliz escolha“. Ronald alega que não conhecia o blackface antes da polêmica e pesquisou sobre o assunto apenas depois da repercussão. Ele também se desculpou pelo episódio.

Médicos residentes da instituição se manifestaram sobre o caso. Uma funcionária, que preferiu não se identificar, afirma que Pallotta é conhecido pela arrogância no hospital. “Não aceita ser questionado“, afirmou a profissional de saúde.

Outro médico também afirmou que Pallotta tem atitudes “grosseiras e abusivas” durante o trabalho. Os alunos que testemunharam a aula onde o episódio aconteceu afirmam também que vão denunciar o professor ao Conselho Regional de Medicina.

Sobre as acusações de abuso de autoridade, o acusado Ronald Pallotta afirma nunca ter passado por procedimento disciplinar.

Foto do autor
Roberta R
Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.

Publicado em: