Tornados voltaram a atingir Santa Catarina neste último sábado (15), deixando várias pessoas feridas e centenas desabrigadas, sendo que alguns encontram-se em estado grave.
Mais de cem imóveis foram destruídos, de acordo com a Defesa Civil e o prejuízo ainda está sendo calculado. Ainda segundo o órgão, quase 5 mil residências em vários municípios foram afetadas pelos tornados.
Os ventos que passaram de 100 km/h deixaram a população em pânico, mas pessoas tentavam de alguma forma proteger suas casas, mas era impossível.
Milhares de famílias ficaram sem energia elétrica e os municípios de Ibicaré, Tangará, Catanduvas e Vargem Bonita estão entre os mais atingidos. Para este domingo a previsão é de chuva forte com temporais e possibilidade de queda de granizo, por isso todos devem ficar em alerta.
Também existe o risco de novas rajadas de vento, o que pode complicar ainda mais a situação, já que muitas famílias perderam tudo e não têm onde ficar.
O vento foi tão forte que chegou a tombar um caminhão e um vídeo mostra o momento em que um tornado se forma.
🔴 Mais um vídeo impressionante mostra o momento em que tornado se forma em Irienópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. Não foi o único a atingir Santa Catarina na tarde de ontem. pic.twitter.com/HlGrBNJj7L
— Carla Ayres (@carlaayres) August 15, 2020
“Perdemos tudo. Só sobraram as paredes, infelizmente molhou tudo. Foi tudo em questão de minutos, foi horrível“, desabafou uma mulher em entrevista ao UOL. Na hora da ventania os filhos dela estavam na casa e foram resgatados por um padrinho que mora próximo.
Essa família foi morar temporariamente no sítio de um amigo até decidirem o que farão, já que não têm para onde ir. O prefeito da cidade de Água Doce, Antônio José Bissani, decretou calamidade pública.