in

Você com certeza já passou por pelo menos uma dessas ruas, mas sabe a história de seus nomes?

Niterói não é a maior cidade do estado do Rio de Janeiro, mas sua localização estratégia a torna uma das mais importantes nas dinamicas socioeconomicas do estado. Ainda assim, há muito sobre sua história que não é conhecido pela maioria da população. Você com certeza já transitou pela Av. Visconde de Rio Branco ou pela Amaral Peixoto, não é mesmo? Mas será que sabe o porque desses nomes?

Imagem: mapio.net

Começando pela já citada Avenida Ernani do Amaral Peixoto, que leva o nome de um ilustre político brasileiro e militar. Ernani foi um dos políticos do Rio de Janeiro a atrair a atenção do governo para o interior, buscando ações que incentivasse o crescimento econômico fluminense. Nascido em Niterói, foi um militar ativo e político de grandes realizações. Casou-se com Alzira Vargas, filha de Getúlio Vargas. Ernani participou do Movimento Democrático Brasileiro, oposição ao regime militar. Além da avenida em Niterói, Ernani também deu nome a Rodovia 106, que ligava Niterói à Campos dos Goytacazes.

Foto: Carlos Augusto

Se você já andou pelo centro de Niterói, com certeza já passou pela Rua da Conceição, não é? Na mesma rua, um templo católico também atende pelo nome de Igreja Nossa Senhora de Conceição. Como já da para imaginar, os nomes não são por mero acaso, pelo contrário. Nossa Senhora de Conceição é um título que se refere a Virgem Maria, mais especificamente ao fato de que Maria, mãe de Deus, foi escolhida por não ter pecados. Conceição, neste caso, se refere ao “ato de conceber”.

Além da Av. Ernani do Amaral Peixoto, ainda  no centro, a Avenida Visconde do Rio Branco também desempenha um papel central na mobilidade urbana do município. Esta é uma figura história que geralmente se estuda nas escolas, mas você se lembra porque? José Maria da Silva Paranhos foi filho do Barão de Rio Branco e mais tarde se tornaria, dentre outras coisas, Visconde. Este título foi concedido por Pedro II, em reconhecimento de seus esforços em por fim as Guerras do Ururguai e Paraguai. Rio Branco é visto até hoje como um dos maiores estadistas que o Brasil já teve. Dentre outras coisas, é atribuída a ele a Lei do Ventre Livre, que garantiu que filhos de escravos nasciam livres.

Imagem: O Globo

Em Icaraí, uma rua muito importante é a Miguel de Frias, mas você sabe quem foi ele? Miguel de Frias e Vasconcelos foi um político, engenheiro e militar brasileiro. Frias teve uma longa carreira, mas ficou marcado na história como o homem que ouviu a abdicação de D. Pedro I. Apontado como um defensor dos pobres em alguns artigos, Frias era imensamente popular ao ponto de ser eleito Presidente da Camara do Rio de Janeiro, um título que na época pode ser comparado com o de prefeito.

Ainda em Icaraí, você pode se encontrar caminhando pela rua Mem de Sá e nem se dar conta. Sem dúvidas, uma das principais realizações atribuídas, majoritariamente, a Mem de Sá foi a expulsão dos franceses durante o Brasil-colônia. Mem de Sá foi enviado ao Brasil para articular maneiras de expulsar os invasores e obteve sucesso. Seu sobrinho, Estácio de Sá, foi outra figura de importância ímpar para a condução da história como foi.

Assim como seu tio, Estácio era português e veio ao Brasil com uma missão. Militar, ele foi o responsável pela fundação da cidade São Sebastião do Rio de Janeiro, que viria mais tarde se tornar o Rio de Janeiro. Estácio de Sá também foi o primeiro governador do estado do Rio, naquele período chamado como Capitania. Assim como seu tio, veio ao Brasil para combater a invasão francesa.

Advogado, político e escritor brasileiro, Aurelino Leal da nome a muitas ruas e instituições nacionais. Em Niterói, além da rua, também existe a escola Aurelino de Araújo Leal. Sob sua assinatura. existem vários textos publicados sobre direito e política. O português José Clemente Pereira veio ao Brasil depois de lutar contra franceses em terras lusitanas, mas ao chegar no Brasil passou a advogar. Foi nomeado juíz de fora em Niterói, que na época era chamada Vila Real da Praia Grande. Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, da nome a rua Marques de Caxias, também no centro de Niterói.

Impressionante como as ruas contam histórias sem mesmo que a gente perceba não é mesmo?

Você também pode gostar: O quão bem você conhece Niterói? Conheça alguns centro culturais presentes na cidade

Escrito por Roberta Reis

Procuro dar preferência a redação de notícias políticas, sociais, curiosidades, casos inusitados e notícias positivas.

O quão bem você conhece Niterói? Conheça alguns centro culturais presentes na cidade

Coronavirus: prefeitura de Niterói abre janela para alguns serviços até dia 30 de abril