PUBLICIDADE


Cuidado: lavar máscara com a mão aumenta risco de contaminação, diz estudo; aprenda a forma correta

A máscara de proteção facial é importante para o combate ao coronavírus, mas é preciso ficar atento à higienização da mesma.

A máscara de proteção facial tornou-se um item presente no dia a dia de todas as pessoas e quando chegamos em casa a primeira coisa que deve ser feita é a higienização desse item, mas da forma correta.

PUBLICIDADE


Um estudo recente mostrou que lavar a máscara com as mãos pode aumentar o risco de contaminação, um alerta importante, já que boa parte das pessoas faz desta forma e não têm ideia do risco que estão correndo.

Essa pesquisa foi publicada no mês passado, no BMJ Open e os profissionais mostraram que a higienização da máscara, quando é feita à mão, pode fazer com que a pessoa seja infectada. Ainda de acordo com esse estudo, as máscaras higienizadas nas máquinas oferecem mais segurança do que quando são lavadas à mão.

O ideal é lavar as máscaras logo após o uso e elas jamais devem ser compartilhadas. Outro cuidado importante é no momento de retirar a máscara, pois deve-se tocar apenas no elástico que fica preso na orelha ou contornando a cabeça.

PUBLICIDADE


Para que a lavagem a mão seja feita de forma segura, é preciso deixar a máscara imersa em uma mistura com 1 litro de água e 10 mililitros de água sanitária. Após mergulhar a máscara nesta mistura, lembre-se de lavar muito bem as mãos com sabão.

Assim que a máscara estiver seca, deve ser recolhida e guardada em local limpo.

PUBLICIDADE


 

Autor