PUBLICIDADE


Partir comprimidos ao meio faz mal? Como guardá-los? Tire de uma vez por todas as dúvidas que você tem sobre comprimidos e medicações

Já teve dúvidas sobre como guardar ou consumir remédios e nunca perguntou para ninguém?

Você com certeza já precisou fazer uso de medicação pelo menos uma vez na vida. Muitas vezes, as famílias guardam caixas com comprimidos de uso frequente, como analgésicos e anti-inflamatórios, mas algumas dúvidas surgem em muitos casos.

PUBLICIDADE


Posso cortar o remédio ao meio ou amassá-lo? 

Essa é uma prática bastante comum, mas nada recomendada. É importante saber que sempre que você tira um comprimido da embalagem, ele fica exposto ao ambiente e pode ser comprometido.

Partir o medicamento não é recomendado porque você não tem como garantir a dosagem que está ingerindo, tampouco a eficácia. Apenas faça isso em casos que for recomendação médica.

PUBLICIDADE


O que fazer se tenho dificuldade para engolir?

Procure conversar com um profissional de saúde e estude a viabilidade de um medicamento em gotas ou talvez manipulado, com um tamanho menor talvez. É sempre bom conversar com o profissional nesses casos.

PUBLICIDADE


Posso tomar remédio com café, suco ou leite?

Não é recomendado porque alguns ativos do comprimido podem reagir, então o ideal é ingeri-lo com água.

Posso tomar o remédio sem água apenas com saliva?

Não. Assim, você corre mais risco de se engasgar ou do comprimido diluir antes de chegar propriamente ao estômago, o que pode até mesmo comprometer sua eficácia.

PUBLICIDADE


Como armazenar meus remédios?

Sempre na embalagem original em ambientes arejados, longe da exposição solar ou de temperaturas extremas, ou até mesmo umidade. Lembre-se também de garantir que nenhuma criança tenha acesso, ou animais de estimação.

Posso ingerir medicamentos diferentes de uma vez?

Procure evitar essa prática, a menos que tenha sido prescrito. Remédios podem interagir um com o outro no seu organismo, correndo o risco de anular a eficácia ou até mesmo gerar efeitos colaterais.

Posso fazer uso de medicação vencida?

Evite a todo custo. Esse período de validade é determinado com base em estudos científicos e o consumo do medicamento vencido pode acarretar vários efeitos colaterais.

Como jogar meus remédios fora?

Evite jogar fora no lixo comum ou pelo esgoto da sua casa. O ideal é procurar pontos de coleta na sua região e descartá-los corretamente em drogarias, hospitais ou outros pontos de coleta.

Autor